......................

.................

.............

Você está aqui: Pagina PrincipalMundo dos Negócios

AS 15 Startups Finalistas Da Imagine Cup Brasil

Microsoft inicia hoje, em Fortaleza, capital do Ceará, a final da etapa brasileira da Imagine Cup, competição que premia jovens estudantes que criaram negócios inovadores.

Nesta quarta (17/5), 15 projetos vão se apresentar a um júri formado por especialistas em tecnologia, inovação e negócios. Cada uma das equipes terá um tempo para fazer um pitch e mostrar como suas ideias de negócios funcionam e resolvem problemas do dia a dia para os jurados.

Os dois primeiros colocados, que serão reconhecidos amanhã, num evento na capital cearense, vão representar o país na final mundial, programada para acontecer em julho, nos Estados Unidos, em julho.

Nesta edição da Imagine Cup, cerca de 200 projetos, de sete estados diferentes do país, se inscreveram na competição, mas apenas os 15 abaixo chegaram à finalíssima. Conheça um pouco sobre eles:

SapiEns – UFRS (RS)

App que ajuda a otimizar o consumo de energia elétrica por meio de avisos instalados em dispositivos conectados à Internet. Alerta os usuários quando há luz acesa em cômodo vazio, por exemplo.

Team Bridge – USP (USP)

Game para dar suporte ao tratamento de fisioterapia de pessoas com limitações motoras graves. Pretende melhorar movimentos, cognição e vocabulário dos pacientes.

Vibeye – UFC (CE)

App para ajudar pessoas com deficiências visuais a se locomoverem, diminuindo o risco de acidentes. Um dispositivo e uma pulseira emitem informações do trajeto para o usuário.

UpFish – Unicamp + UFABC (SP)

Para tentar ampliar a oferta de alimentos, software monitora a produção de pescado em sistemas de aquicultura. Os produtores abastecem o sistema com dados variados.

BubuDigital – IF Paraíba (PB)

Fabrica uma chupeta que monitora a saúde de bebês por meio de sensores de temperatura e umidade.

Dreampper – Unitau (SP)

Rede social que segmenta os públicos de acordo com os interesses de conteúdo, eliminando repetições de informações. Pretende criar espaços qualificados para anunciantes.

Appoint – PUC MG (MG)

Plataforma que conecta clientes com serviços de entretenimento que exigem agendamento antecipado, por exemplo teatro, campos de futebol, paintball e cinemas.

Crown Brawl – IFPI (PI)

Jogo 3D que se passa na Idade Média, no qual desafiantes disputam entre si em batalhas no formato de arenas. Personagens seguem mapas de acordo com características pessoais.

Ensina.aí – UFPE (PE)

Serviço de ensino a distância para alunos com baixo poder aquisitivo. Conecta professores voluntários com estudantes de escolas públicas.

M.O.A.C.I. – UNIFOR (CE)

Gadget que monitora o uso de energia elétrica e alerta a quantidade de consumo atingida através de apps web e mobile.

Apollo – Unicamp (SP)

Aplicativo para pessoas que querem aprender a cozinhar com o auxílio de uma assistente pessoal, sem precisar manusear o celular enquanto prepara a refeição.

Cod.cad – Faculdade Farias Brito (CE)

Plataforma online gratuita de ensino de programação competitiva. O objetivo é qualificar o ensino básico brasileiro, sendo uma ferramenta acessível de estudo.

Colec.te – UFPE (PE)

Separador de lixo automático que funciona com sensores que detectam os diferentes tipos de materiais recicláveis, usando recursos como reconhecimento facial e IoT.

Mete a colher  - UFPE (PE)

Aplicativo que ajuda mulheres a saírem de relacionamentos abusivos. Oferece espaço para conversas, apoio jurídico e dicas de inserção no mercado de trabalho.

TeamEZCare – USP (SP)

App de gerenciamento de atividades de idosos, que oferece monitoramento aos usuários, com alertas para áreas de risco, casos de quedas, entre outras funções.

 

 

Fonte: F abiao C andido

DESIGN_BY